top of page
amarelo.png
amarelo.png
amarelo.png
amarelo.png
amarelo.png
Cartela_de_remédio.png
Pilhas.png
Baterias.png
Lixo orgânico.png
DesCards_logo_Prancheta 1.png

Agora que você já conhece alguns materiais e seus tipos de descarte, te desafiamos a testar seus conhecimentos nesse emblemático jogo da memória criado pelo Especial Descartados. As regras são simples: cada figura possui um cartão de descarte correspondente. Tudo o que você precisa fazer é encontrar a maneira correta de armazenar o lixo nos cartões no menor tempo possível. Gostou? Jogue e desafie um amigo! E que tal aplicar no dia a dia?

DESCARTES

Isopor.png
Papelão.png
Lixo_seco_e_úmido.png
Rejeitos.png

Materiais não recicláveis. Onde descartar?

 

Alice Guilherme, Ismia Kariny, Roberta Linhares

Nesta seção buscamos informar acerca do descarte correto de materiais, que as pessoas, muitas vezes, não sabem exatamente como fazer. Esses materiais podem poluir e causar danos para o meio ambiente, com o descarte correto ajudamos a proteger a natureza e a gerar menos lixo.

Cartelas de remédio

 

As cartelas de remédio são compostas de plástico e metal, em um processo que impede a reciclagem, pois o medicamento contamina o plástico.

O descarte correto é a incineração. Assim, a melhor opção é juntar uma boa quantidade de cartelas e encaminhar para farmácias que fazem a coleta e a incineração do material.

Bandejas de isopor

 

O isopor é um plástico expandido. Pode ser reciclado, embora não seja uma prática comum, visto que é necessário juntar uma grande quantidade de material para que ele possa ser vendido para os recicladores.

O descarte correto é junto de outros materiais recicláveis, na lixeira da sua casa ou na lixeira da coleta seletiva.

Baterias de celular

 

As baterias utilizadas nos smartphones modernos, apesar de menos poluentes, quando descartadas de maneira incorreta, ainda podem causar prejuízo à saúde e ao meio ambiente. Elas são compostas por elementos como cobre, ferro, alumínio, cobalto, manganês e níquel, que possuem alto teor tóxico.

É recomendável que o descarte seja feito nas próprias lojas de celulares, que são responsáveis pela coleta de baterias, conforme estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O material retorna para as empresas, onde é feita a reciclagem.

Pilhas

 

As pilhas comuns, não-recarregáveis, possuem componentes como zinco-manganês, alcalina-manganês e lithium. Elas podem ser descartadas no lixo doméstico, por possuírem baixa toxicidade e não causarem grandes prejuízos ao meio ambiente.

Já as de chumbo ácido, níquel cádmio e óxido de mercúrio, do tipo recarregável (e aqui se incluem baterias utilizadas em automóveis), devem ser recolhidas pelo comércio e encaminhadas aos fabricantes.

 

Caixas de papelão

 

O papelão é muito utilizado em embalagens e caixas, tanto de alimentos como de produtos. Também pode ser chamado de cartão. É produzido dos papéis compostos das fibras da celulose, que são virgens ou reciclados.

Produtos feito de papelão são muito utilizados em processos de reciclagem. Para descartar, encontre um posto mais perto da sua casa ou então doe para instituições que usam o material para artesanato.

Lixo seco e lixo úmido

 

É chamado lixo seco aquele que pode ser reciclado, como papéis, papelão, latas de refrigerante, plásticos e garrafas PET; assim como copos descartáveis, canudinhos, jornais, revistas e panfletos. Esses materiais devem ser descartados limpos.

Já o lixo úmido se refere a produtos que não podem ser reciclados, como as matérias orgânicas que incluem restos de alimentos, frutas, flores, folhas caídas; e outros tipos de materiais, como papel sujo, bitucas de cigarro e fraldas descartáveis. Esses não devem ser misturados com o lixo seco, pois podem contaminá-lo, impedindo a sua reciclagem.

 

Lixo orgânico

 

Lixo orgânico é uma categoria de lixo não reciclável, mas que se decompõe naturalmente, pois é de origem biológica. Entretanto, não é porque a decomposição acontece dessa forma que ele deixa de poluir o meio ambiente. Os restos atraem insetos que podem causar doenças, tornar solos inférteis e inutilizar lençóis freáticos nos caso mais extremos, sendo assim, deve-se descarta-lo com cuidado. A maneira ecologicamente correta de desprezar o lixo orgânico é a compostagem, uma técnica que transforma o resíduo em adubo. Ao término da decomposição, temos a formação do húmus, que é o composto orgânico estabilizado, não tóxico ao meio ambiente.

Rejeito

 

O caminho que o lixo faz, das residências e grandes geradores de resíduos até o aterro sanitário é complexo. Depois que a equipe de limpeza urbana enche os caminhões com resíduos, eles são despejados em cooperativas de catadores e estações de reciclagem. No entanto, somente plástico, metal, vidro e papel são materiais recicláveis e podem ser revendidos. Material orgânico, madeira, espuma, louças, cerâmica, vidro temperado, absorventes e isopor, por exemplo, não são recicláveis. Dar-se o nome de rejeito, todo material que não pode ser reciclado.

amarelo.png
amarelo.png
amarelo.png
bottom of page